QUARTA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013
Circuitos pedagógicos do Vale Verde

Faça a visita da sua escola uma experiência única com os circuitos pedagógicos do Vale Verde. Clique aqui e saiba detalhadamente qual tipo de público é destinado para cada atividade. 

- Trilha Ecológica: Caça ao Mamífero Predador: A cadeia alimentar é um importante fator para a sobrevivência das espécies em qualquer ecossistema. Dentro dela sempre encontraremos algum animal no seu topo, o leão, por exemplo, representa o final de uma cadeia alimentar. Os vegetais servem de alimentos para os búfalos, zebras e antílopes e estes são os alimentos prediletos do “rei da floresta”. Existe um mamífero que é uma grande ameaça para todos os seres vivos, ele é capaz de causar a extinção de uma espécie. Você será capaz de caçá-lo? Ajude os educadores do Vale Verde a desvendar os mistérios dessa trilha ao realizar este circuito!
Público-Alvo: Ensino Fundamental I e II 
Tempo de duração: 
40 min

 - Trilha Ecológica: A destruição do Habitat: Um dos mais lucrativos comércios ilegais do mundo é o tráfico de animais, que movimenta por ano cerca de 20 bilhões de dólares. O mesmo é configurado pela retirada de animais de seus habitats naturais e destinado à comercialização ilegal. Aprenda sobre este tema, qual o destino destes animais, os métodos que são utilizados pelos traficantes e a legislação vigente utilizada para combater o tráfico de animais.
Público-Alvo: Ensino Médio
Tempo de duração: 40 min

 - Gincana da Mata Atlântica: Explore a riqueza de uma mata de transição, através de uma gincana interativa que irá ensiná-lo sobre a fauna de um dos mais importantes biomas brasileiros. No Vale Verde você pode participar de uma trilha onde são tratados assuntos de dois Biomas: A Mata Atlântica e o Cerrado. Nesta Gincana os alunos vão receber um mapa da trilha contendo um espaço em branco a ser preenchido por algum animal da Mata Atlântica. Eles terão que procurar estes animais que estarão em gaiolas espalhadas pela trilha, possibilitando também uma discussão sobre o Tráfico de Animais e a importância deste animal no ecossistema.
Público–alvo: Fundamental I e Fundamental II
Tempo de duração: 40 min

- Evolução do Reino Animal: Dentro da escala evolutiva, as aves surgiram depois de várias mudanças no genótipo e fenótipo dos répteis. Descubra quais são elas, fazendo um estudo através da linha do tempo junto com nossos educadores em uma caminhada repleta de curiosidades. Quem veio primeiro o ovo ou a galinha? Por que o Emu é tão parecido com o Avestruz e a Ema? Você sabia que as serpentes tinham patas? Sabia que existem lagartos sem patas? Então qual a diferença de um lagarto para serpente? Os mamíferos assim como as aves surgiram através de diversas adaptações e evoluções dos répteis, estes assuntos e outros são tratados dentro deste circuito. Venha aprender com a gente!
Público-alvo: Ensino Médio
Tempo de duração: 1h e 20 min

- Circuito das Aves: Saiba tudo sobre o dia a dia das aves do parque. Conheça animais exóticos e silvestres, aprenda sobre seus hábitos alimentares e curiosidades. Os visitantes percorrem todo o parque conhecendo a biodiversidade da vida animal, desde a maior ave do mundo à ave topo da cadeia alimentar. 
 Público-alvo: Todos
Tempo de duração: 1h

- Que bicho é esse? Depois do circuito das aves, as crianças serão vedadas, para que possam aprender sobre os sentidos e aguçar o tato, que será o único aliado nesta brincadeira cheia de surpresas.
Público-alvo: Ensino Infantil
Tempo de duração: 40 min

- Papo Animal: Atividade realizada pela equipe de Educação Ambiental do Parque, na qual os visitantes têm a oportunidade de aprender sobre o mundo animal, interagindo diretamente com os bichos, aves, répteis e insetos. 
Público-alvo: Todos
Tempo de duração: 1h

- Circuito da Horta (Compostagem, Plantio e Minhocário): Uma horta orgânica com verduras e legumes que mostram sua importância para a saúde e bem-estar animal. Aprenda a montar uma horta em casa de forma simples e livre de agrotóxicos. 
Público-alvo: Ensino Fundamental I e II– (1º Ano ao 9º Ano)
Tempo de duração: 40 min

- Circuito do Processo de Produção Sustentável da Cachaça: O Museu da Cachaça conta com mais 1500 garrafas e apresenta uma história que vai dos primeiros relatos da fermentação até as tão conhecidas cachaças de hoje. Além disso, é possível conhecer a Produção das Cachaças do parque desde a moagem ao alambique, sendo todo o nosso processo sustentável.
Público-alvo: Ensino médio, superior e turismo
Tempo de duração: 1h

- Circuito dos Répteis: Animais que vivem no planeta a milhões de anos. No Reptário estão as iguanas, teiús e serpentes que são apresentadas as pessoas a fim de retirar mitos e medos. 
Público-alvo: Todos 
Tempo de duração: 40 min

- Bosque do Mestre: Ambiente lúdico onde se trabalha a imaginação do visitante. Possui um labirinto, anfiteatro para contações de histórias, ocas indígenas e uma vila de gnomos com uma cascata. 
Público-alvo: Ensino Infantil e Fundamental I e II
Tempo de duração:
 40 min

- Bate Papo Ecológico: Uma conversa interativa abordando assuntos como conservação e preservação. Uma árvore tem diversas importâncias para o ecossistema, a maior parte dos animais conseguem respirar graças ao processo da fotossíntese que é realizado pelas plantas. Suas sombras são capazes de amenizar um calor intenso, matas fechadas podem aumentar a umidade a ponto de deixar um ambiente propício a outras espécies, elas podem ser utilizadas como abrigos e cada parte dela serve de alimento para algum animal, as flores com seus néctares, os frutos, as folhas e até mesmo a madeira. Até onde o desmatamento poderá nos levar? Essa atividade é tratada de uma forma lúdica e os alunos serão os personagens dessa história.
Público - alvo: Fundamental I e II
Tempo de duração: 40 min

 - Descubra o Bicho: Atividade em que as pessoas são convidadas a usar um único sentido, o tato, para descobrir em quais animais estão tocando para depois conhecer as espécies.  
Público-alvo: Fundamental I, II e Ensino Médio
Tempo de duração: 40 min

- Passa ou Repassa: Jogo de perguntas e respostas sobre os roteiros realizados no parque, mas cuidado com sua resposta, pois poderá levar uma torta na cara.
Público-alvo : Fundamental I, II e Ensino Médio
Tempo de duração: 30 min

 - Maratona Ecológica: É uma atividade feita com um auxílio de um mapa no qual o objetivo é atestar o conhecimento dos visitantes. Para realizar a atividade é necessário fazer o circuito das aves e répteis. 
Público-alvo: Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Tempo de duração: 1h

- Vale Verde Tour: Tour pelo parque em um charmoso bondinho puxado por um trator “Ford 1950” e acompanhado por um educador ambiental, apresentando a história do parque e os principais pontos, desde o Bosque do mestre ao criatório das aves.
Público-alvo: Turismo
Tempo de duração: 45 min

- Oficina de Culinária Mirim: As crianças aprendem de maneira prática e divertida dicas sobre alimentação saudável enquanto preparam seu próprio lanche. Agende seu grupo e escolha uma das opções de nosso cardápio. 
Público-alvo: Ensino Infantil
Tempo de duração: 1h

- Visita ao Insetarium: Mostra permanente de insetos em cativeiros ressaltando sua importância ecológica, nutricional, o ciclo de vida e curiosidades. Todos são convidados a degustar estes saborosos insetos crocantes e nutritivos. Obs.: Alérgicos a camarão não podem degustar.
Público-alvo: Fundamental I, II, Ensino Médio e Turismo
Tempo de duração: 40 min

- Viveiro Encantado de Lóris: Espaço de interação do visitante com estas lindas aves, onde é possível alimentá-las com uma gelatina específica.
Público-alvo: Todos
Tempo de duração: 5 min para cada grupo de 5 pessoas

 - Contação de Histórias: Venha conhecer a menina Janaína que irá desbravar, através das histórias, os segredos, contos dos antigos e a fonte de toda a sabedoria de um continente que tem muito que ensinar. “Houve um tempo em que o Céu e a Terra eram muito próximos um do outro. (...) Houve um tempo em que, se fizesse chuva ou sol, jamais faltava verde nos roçados. (...) Foi quando nasceu a brisa. Foi quando pela primeira vez choveu sobre a terra. Essas histórias se passaram quando a África ainda era uma imensa floresta e homens e animais viviam em harmonia.” (Nina África – Editora Elementar, São Paulo, 2010).
Público-alvo: Ensino infantil
Tempo de duração: 30 min

 - Contação de Histórias – “Contos do Mestre”: Dizem por aí que os gnomos são pequenos seres muito brincalhões que vivem escondidos nas florestas, protegendo a natureza e escondendo seus tesouros nos troncos de árvores. Aqui no Vale Verde essa turminha mora em um lugar muito especial! Para chegar até lá precisa ter muita coragem para conseguir descobrir o caminho correto de um divertido labirinto. Dizem também que quem encontra o caminho certo encontra o tesouro secreto: as mais belas histórias...
Público: Educação Infantil a Ensino Fundamental I
Duração: 0h45 aproximadamente

- Contação de Histórias – Contos dos Antigos: Há muito tempo atrás existia um monte de histórias que falavam de bichos, culturas diferentes, espalhavam conhecimento e encantamento onde quer que fossem contadas. Eram histórias que o tataravô contava para o bisavô, que contava para o avô, que contava para o pai, que de repente parou de contar e essas histórias estavam sendo esquecidas, guardadas somente na memória daquele povo antigo. O Vale Verde Convida as crianças a redescobrir essas histórias e sair contando-as por aí.
Público: Educação Infantil a Ensino Fundamental I
Duração: 0h45 aproximadamente

- Exposição de Ovos e Penas: Exposição de ovos e penas de algumas espécies da fauna brasileira e de outros países. As crianças terão a oportunidade de comparar o tamanho e a cor dos ovos das aves e se encantar com a beleza e diversidade das penas.
Público: Educação Infantil a Ensino Fundamental II
Duração: 0h40 aproximadamente

- Oficina de Culinária Mirim: A alimentação infantil se tornou hoje motivo de grande preocupação para os pais e educadores. A Oficina de Culinária Mirim irá possibilitar as crianças em idade escolar a adquirir conhecimentos básicos sobre a alimentação e nutrição que podem ser levados para casa e família. Esta atividade é acompanhada pela nutricionista do Vale Verde, a fim de esclarecer todas as dúvidas sobre alimentação que ocorram durante a oficina como também acompanhar de modo seguro todas as etapas do preparo das receitas.
Público: Educação Infantil a Ensino Fundamental I
Duração: 1h00 aproximadamente

- No Rastro da Bicharada: Uma pegada pode ser uma pista para que detetives encontrem quem fez determinado crime. Já aqui no parque as pegadas também são pistas importantes para conhecer melhor os animais. Venha se tornar um detetive procurando o rastro da bicharada.
Público: Educação Infantil a Ensino Fundamental II
Duração: 0h40 aproximadamente
 
- Circuito das Orquídeas: Apresentação sobre esse grupo de plantas que possuem muitas curiosidades. Além da teoria aprende-se todas as práticas de cultivo e manutenção.
Público-alvo: Ensino Médio e Turismo
Tempo de duração: 40 min

COMENTÁRIOS

O Vale Verde Parque Ecológico, localizado em Betim, a apenas 42 km da capital, é um dos melhores empreendimentos turísticos para visitação no entorno de Belo Horizonte.

Parque Ecológico com muita natureza, criatório de aves raras e silvestres, como arara azul, ambiente de lazer e diversão para toda a família, restaurante, Parque de Pesca, além de ser a casa da melhor cachaça do Brasil e do Mundo...

Twitter - Clique
Facebook - Clique
Instagram - Clique
Youtube - Clique
Twiiter - Clique Youtube - Clique Instagram - Clique Imaginosfera - Clique