TERÇA, 14 DE AGOSTO DE 2012
Vale Verde tem atrações para toda a família neste feriado

É feriado em Belo Horizonte nesta quarta-feira (15-08) e uma ótima oportunidade para descansar. Uma boa pedida é respirar um ar puro, junto à natureza para recuperar as energias para esse segundo semestre. Para quem gosta desse tipo de lazer, a dica é visitar o Vale Verde que oferece dezenas de opções de lazer, aventura, além de diversas atividades para curtir com toda a família. O Parque funcionará na quarta-feira de 9 às 17h30 horas.
 
O Vale Verde Alambique e Parque Ecológico, localizado em Betim, é um dos melhores empreendimentos turísticos no entorno de Belo Horizonte, abrangendo uma área de 300 mil m² de puro verde, com mais de 1.300 aves, 20 mil orquídeas e lagoas exuberantes.

Um dos destaques do parque para o feriado é o Espaço Aventura. Os atrativos desse espaço tornam os dias dos visitantes muito divertidos. Os 230 metros de descida da Tirolesa, a bola flutuante do Water Ball, que permite andar pelas águas sem se molhar; o Trampulim elástico e seus saltos de até 7 metros de altura; o X-Bike com loopings gigantes ao ar livre, e o Orbit Ball, que garante cambalhotas dentro de uma grande bola transparente e inflável – integram as atrações radicais do parque. O local ainda abriga Passeio de Pônei, Charrete, Pedalinho, Cama Elástica e Viveiro Encantado dos Lóris.
 
E para aproveitar a folga no meio da semana, nada de ir para cozinha. Que tal experimentar alguns pratos harmonizados com cachaça artesanal? O Restaurante Vale Verde oferece pratos da culinária mineira, brasileira, internacional e italiana. E depois do almoço a dica é visitar a Exposição de Orquídeas. Além de contemplar a beleza dessas belas flores, os visitantes interessados ainda podem comprar mudas de algumas espécies de orquídeas a partir de R$25,00.
 
A interatividade é outra característica marcante do passeio no Vale Verde. No parque, os visitantes vão encontrar araras, canarinhos, maritacas e papagaios, além de faisões, avestruzes, perdizes, angolas e muito mais. Nos viveiros, há placas educativas com dados sobre a biologia, distribuição e status das espécies expostas. Um exemplo é o Viveiro Encantado dos Lóris, onde o visitante pode alimentar dezenas dessas aves, que são pássaros muito coloridos e bastante receptivos ao contato humano, com néctar produzido pelo parque.
 
O Papo Animal também reserva grandes surpresas às famílias que visitarem o local durante o feriado. Sempre às 15h30, no Viveiro Interativo, os monitores oferecem uma verdadeira aula sobre os bichos e contato direto com cobras, tartarugas e iguanas.
 
 
Escolha o nome do cervo
 
O público que visitar o Parque, ainda, tem a importante missão de ajudar a escolher o nome para filhote de cervo, da espécie Rusa, de apenas três meses. Depois de tantas sugestões, o Vale Verde escolheu os cinco finalistas: Toddy, Bento, Barney, Chico e Guga. Quem ajudar a resolver essa dúvida e escrever uma frase com a palavra ‘Vale Verde’, ainda, concorre a um notebook e uma câmera fotográfica.
 
“A iniciativa colabora para o desenvolvimento da criança e incentiva, ainda, a família eternizar os melhores momentos no Vale Verde. A ideia é que o notebook sirva como mais um objeto de pesquisa escolar para a criança e que a máquina fotográfica sirva para registrar os melhores momentos no passeio pelo parque. Ao final, o autor da frase mais criativa leva os prêmios”, explica a coordenadora de Marketing Jacqueline Pereira.
 
Os Cervos Rusas são nativos do Sudeste da Ásia e na Austrália, onde são encontrados no Royal National Park e nas ilhas de Torres Strait. Seu habitat são planícies cercadas por mata densa ou florestas utilizadas como abrigo. Na natureza, eles se alimentam de ervas, folhas e cascas de arbustos.
 
As fêmeas dão a luz a um único filhote, após um período de gestação de 8 a 9 meses. Os Cervos Rusas são considerados vulneráveis, pois a sua população nativa é estimada em menos de 10 mil indivíduos adultos, com um declínio contínuo estimado de pelo menos 10% dentro de três gerações (mínimo de 15 anos) como resultado da perda de habitat e caça desordenada.
 
 
Confira as opções de lazer e aventura
 
Outro lugar muito visitado dentro do Vale Verde Parque Ecológico é o Bosque do Mestre, que conta com um labirinto de pedras e Vila dos Gnomos, dividida em quatro casas: marcenaria, tecelagem, cerâmica e a Casa dos Gnomos, com cozinha, quartos, sala e um lindo jardim com uma cachoeira artificial.
 
 A interatividade é outra característica marcante do passeio no Vale Verde. No parque, os visitantes vão encontrar araras, canarinhos, maritacas e papagaios, além de faisões, avestruzes, perdizes, angolas e muito mais. Nos viveiros, há placas educativas com dados sobre a biologia, distribuição e status das espécies expostas. Um exemplo é o Viveiro Encantado dos Lóris, onde o visitante pode alimentar dezenas dessas aves, que são pássaros muito coloridos e bastante receptivos ao contato humano, com néctar produzido pelo parque.
 
Nas visitas, uma equipe treinada de monitores orienta os visitantes e esclarece todas as dúvidas. O Parque possui ainda a Maternidade de aves, um ambiente didático, no qual o visitante pode observar e aprender, passo a passo, como funciona o processo de reprodução das aves. Esse ambiente garante a reprodução de espécies ameaçadas de extinção, como a famosa Arara Azul, a Ararajuba e o Papagaio Chauá.
 
Seguindo sua vocação conservacionista com foco na preservação de espécies ameaçadas de extinção, o parque possui o primeiro Criatório Comercial Certificado pelo Ibama, onde clientes podem comprar pássaros legalizados, contribuindo de forma decisiva para o combate ao tráfico de animais.
 
Há ainda o Parque de Pesca, no qual são encontradas  tilápias, surubins, pacus, matrichãs, tucunarés, piaus, traías, patingas, entre outras espécies. A área é destinada tanto à prática da pesca esportiva quanto ao regime de pesque e pague.
 

COMENTÁRIOS

O Vale Verde Parque Ecológico, localizado em Betim, a apenas 42 km da capital, é um dos melhores empreendimentos turísticos para visitação no entorno de Belo Horizonte.

Parque Ecológico com muita natureza, criatório de aves raras e silvestres, como arara azul, ambiente de lazer e diversão para toda a família, restaurante, Parque de Pesca, além de ser a casa da melhor cachaça do Brasil e do Mundo...

Twitter - Clique
Facebook - Clique
Instagram - Clique
Youtube - Clique
Twiiter - Clique Youtube - Clique Instagram - Clique Imaginosfera - Clique