SEXTA, 13 DE SETEMBRO DE 2013
Tiriba de Peito Cinza - Vale Verde tem o compromisso com a preservação de espécies

Recentes pesquisas indicam que a Tiriba de Peito Cinza possui uma população muito pequena e que continua a diminuir, devido às catastróficas ações do homem em relação ao meio ambiente. Conhecida e raramente encontrada a partir de quatro áreas do nordeste brasileiro, de acordo com recentes registros, somente em duas dessas áreas é que a ave tem sido avistada: a Serra do Baturité e Quixadá no Ceará.

A Tiriba-de-peito-cinza (Pyrrhura griseipectus) tem como principal ameaça o tráfico de animais silvestres e perda do seu habitat natural. Uma das propostas de conservação dessa espécie é investigar e proporcionar a viabilidade de ninhos artificiais na natureza para aumentar o sucesso reprodutivo e consequentemente o aumento da sua população. De acordo com o Biólogo do Vale Verde Tiago Lima, o trabalho em cativeiro é fundamental para conservação de espécies ameaçadas, como exemplo do que tem sido feito com a Ararinha azul (Cyanopsitta spixii), que dentro de alguns anos pode voltar a existir na natureza. Recintos e manejos adequados são fundamentais para este sucesso.

Atualmente o parque conta com um grupo de Tiribas-de-peito-cinza, e neste ano já nasceram dois filhotes. E logo logo, os visitantes poderão conferir essas graciosas aves pelo parque.




COMENTÁRIOS

O Vale Verde Parque Ecológico, localizado em Betim, a apenas 42 km da capital, é um dos melhores empreendimentos turísticos para visitação no entorno de Belo Horizonte.

Parque Ecológico com muita natureza, criatório de aves raras e silvestres, como arara azul, ambiente de lazer e diversão para toda a família, restaurante, Parque de Pesca, além de ser a casa da melhor cachaça do Brasil e do Mundo...

Twitter - Clique
Facebook - Clique
Instagram - Clique
Youtube - Clique
Twiiter - Clique Youtube - Clique Instagram - Clique Imaginosfera - Clique